Localizado no bairro de
Campo Grande, em plena Zona Oeste da cidade do
Rio de Janeiro, existe um pequeno paraíso que é desconhecido até para muitos moradores que residem na região.
Com fácil acesso, a
Cachoeira do Mendanha fica proxima à Avenida Brasil – uma das principais avenidas da cidade -, permitindo que pessoas de diversas regiões da cidade possam freqüentar o local. Porém, até chegar ao início da trilha pode ser de difícil orientação para quem não conhece o local. Da
Avenida Brasil, devemos entrar na
Estrada do Mendanha, onde logo após alguns minutos percorridos entraremos na
Estrada Abílio Bastos, de onde seguiremos e em seu final pararemos em um estacionamento localizado próximo à uma rua de onde se dará início à subida da trilha.
Localizada na
Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e dentro do
parque Municipal do Mendanha, a maior área com mata atlântica primária do município. A
APA é considerada uma
Reserva da Biosfera pela
UNESCO. A trilha é formada por uma área de mata fechada, tendo uma temperatura agradável mesmo em dias de muito sol. Mantendo uma subida constante, a trilha é bem definida e percorrida em 1 hora com absoluta tranqüilidade, exigindo apenas um pequeno fôlego para enfrentar a sua subida e mantendo-se sempre pelo caminho mais definido nas poucas bifurcações existentes.
Em seu final, conseguiremos escutar o som da água, sinalizando que estamos próximo de nosso objetivo. Em poucos minutos, chegaremos à cachoeira, deparamos-nos com três quedas d’água que formam piscinas naturais onde é possível relaxar curtindo a natureza ao redor e fazer das pedras um "escorrega" de onde descemos sentados escorregando pela pedra até a próxima piscina. A Cachoeira tem uma via com mais de 10 metros que são ideais para prática de cascading - rapel em cachoeira.
A cobra que encontramos na Cachoeira