O Morro das Andorinhas, em Niterói (RJ), está localizado entre os bairros de Itaipu e Itacoatiara. Com vizinhos muito famosos (os morros do Costão e Mourão são referência para os amantes de trilhas), esta imponente rocha acaba ficando um tanto esquecida e pouca gente conhece seus caminhos e suas múltiplas paisagens. O morro tem 2,6 Km de extensão e ganhou esse nome em função de uma gruta localizada no seu topo, onde os pássaros homônimos fazem seus ninhos.
A trilha mais conhecida, que começa em Itaipu, é bastante fácil de ser percorrida. Se formos caminhando sem pressa, chegamos ao platô em 20 minutos de subida. Lá do alto a visão é privilegiada: do lado esquerdo podemos ver toda a praia de Itacoatiara, a serra da Tiririca e os já citados morros do Costão e do Mourão. Do lado direito temos a praia e lagoa de Itaipu, Camboinhas e quase toda Região Oceânica de Niterói, além da orla da Zona Sul do Rio.
Como acontece em toda região, o Andorinhas é vítima da indústria imobiliária e possui inúmeros imóveis ocupando o que antes era somente mata atlântica. Nele, ainda moram algumas famílias caiçaras, mas o avanço da especulação está causando o desaparecimento dessa comunidade e o crescimento de casas de luxo e favelização que preocupam ecologistas e pesquisadores. Recentemente, o morro das Andorinhas foi incluído no Parque Estadual da Serra da Tiririca e espera-se que daqui pra frente a área seja mais bem cuidada e preservada.
Maiores informações: http://www.overmundo.com.br/guia/morro-das-andorinhas