Desde que surgiu a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu em 1980, formou-se uma expectativa e um desejo de valorização ecoturística da região da Varginha (antigo nome da pequena planície no vale formado entre a Pedreira Vigné, Pedra do Quilombo ou Contenda e o divisor de águas do vale do Levi) através da divulgação da existência de uma cratera vulcânica de um vulcão extinto. Esta possibilidade levou inclusive à renomeação de parte da Serra do Madureira para Serra do Vulcão.
Embora os sinais de atividade geológica sejam evidentes e singulares, não apontam contudo para a existência do cone vulcânico alardeado para o consumo imediatista da paisagem, que antes de valorizar o local, desqualifica a história e o relevo presente muito mais interessante.
Na verdade, deve-se procurar conhecer as características locais com mais profundidade, resgatando assim suas verdadeiras características histórias e geológicas como por exemplo o Projeto Caminhos Geológicos desenvolvidos pela Diretoria de Recursos Minerais do Rio de Janeiro(DRM).
Shooooooooooowwwwwwwwww
ResponderExcluir